Resumo: O maravilhoso universo do circo.
O livro conta a história do senhor Jacob Jankowski, que após a morte de sua querida esposa, vive em um clínica de repouso, já com 93 anos. À partir daí ele começa a narrar fatos que aconteceram há 70 anos atrás, quando estudante de veterinária perdeu os pais de forma trágica, transtornado, sai correndo enquanto realizava as provas finais de sua faculdade, desesperado pula para dentro de um trem em movimento, trata-se de um circo e aí se desenrola a maior parte da história.
O jovem Jacob é contratado como uma espécie de veterinário , lá conhece a belíssima Marlena, artista que faz apresentações com cavalos e seu marido bipolar August, que tem grandes mudanças de humor de uma hora para outra.
Jacob e Marlena acabam se apaixonando um pelo outro, um amor proibido, já que ela é casada.
O cenário para esse romance é o circo, e foi o que mais achei interessante. Animais exóticos de todas espécies: leões, tigres, chipanzés, urangotangos, urso polar e finalmente a sua aquisição mais importante : a elefanta Rosie, pela qual Jacob acaba se afeiçoando.
Além de diversos animais, o circo apresenta aberrações, como mulheres obesas e irmãos siameses, tudo o que hoje em dia é politicamente incorreto, já que a história se passa em 1931, logo após a grande depressão.
Nos deparamos com Tio Al, o dono do circo, que é um inescrupuloso e explora sem compaixão, artistas e empregados, jogando alguns fora com o trem em movimento.
História cativante, eu particulamente nunca havia pensado que por trás da magia do circo, existisse tanta ganância, egoismo, guerra de egos e principalmente mal-tratos aos animais, criados de forma precária, explorados à exaustão, talvez seja isso que tenha me chocado e me indignado, muito mais que o romance entre os personagens centrais.
Nota pessoal: O livro conta a história de Jacob aos 93 anos em um asilo. Narra claramente as dificuldades da idade avançada e da não-aceitação dos idosos nessa idade, quando perdem a força e a capacidade de realizar coisas simples como antes. Nesse meio tempo o próprio Jacob narra sua juventude, onde embarcou em um trem de um circo; as aventuras e histórias que viveu lá. Como todo bom romance, Jacob se apaixona por Marlena (a esposa do seu chefe). Também fica incumbido de cuidar e adestrar a elefanta Rosie, que acaba de chegar ao circo. Uma elefanta teimosa e considerada estúpida para um animal de circo. Mas Jacob vê muito além do que a elefante consegue fazer no picadeiro, ele a vê com outros olhos. E também aos outros animais.
É uma boa história, mas achei muito "água-com-açúcar" para o meu gosto. Espero que tenham uma boa leitura.
Beijos :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário